domingo, 19 de fevereiro de 2012

O Dedetizador

Uma coisa engraçada sobre o câncer: ele espanta as pessoas. Eu passei a ter um conceito completamente novo do que é 'amizade' depois desse demônio.
Passei a analisar que conforme as paredes vão estreitando, o número de pessoas que conseguem ficar nesse espaço com você, diminui.
Eu nunca fui uma pessoa lotada de amigos, nunca mesmo. Desde pequena 'ter amigos' sempre foi uma dificuldade pra mim, e conforme fui crescendo, ter poucos amigos passou a ser uma opção.
Estudei na Escola Nossa Senhora das Graças, vulgo Gracinha. Foi ali que começou essa minha tentativa eterna de ser igual aos outros pra ter mais amigos.
Sabe aquelas meninas que brincavam de barbie, polly e que gostavam de se vestir de princesa no carnaval? Então, não era eu. Eu era aquela lá que ficava com os meninos brincando de futebol, luta, e que me vestia de Power Rangers no carnaval. Aquela que nenhuma das meninas gostava de brincar e que todo mundo chamava de 'menino' pra irritar.
Sinceramente, eu me irritava muito e ficava bem magoada com esses comentários, mas hoje dou gráças a Deus por ter tido uma infância assim, do jeito que eu queria. Falo com o maior orgulho que minha infância foi muito melhor do que a daquelas babacas que ficavam brincando de barbie.
Na quinta série, eu passei a sentir falta de ter amigas meninas, os meninos começaram a implicar. Em uma tentativa desesperada de ser aceita, um belo dia resolvi colocar uma calça jeans (isso era novidade pra mim porque eu vivia a base de calça moletom), uma regatinha, uns brincos azuis que tinha comprado em uma feirinha hippie e prendi meu cabelo com uma piranha. Era outra Jessica, e nesse mesmo dia as meninas começaram a falar comigo, sobre minha mudança e que 'a Jessica resolveu virar menina'. Conforme as séries foram passando, ficou um problema menor 'não ter tantas amigas', e consegui aceitar e desenvolver melhor minha feminilidade. Hoje, apesar de ainda ter paixão por calça moletom, só uso em casa, e o futebol, depois de praticar por uns 3 anos no clube, parei.
Eventualmente depois de repetir de ano, mudei de escola, fui para o Pueri Domus. Lá eu me enturmei beem melhor.
Enfim, nunca fui uma pessoa de mil amigos. Coincidentemente, as únicas meninas que não se importavam com o meu jeito no Gracinha e que não riam de mim, estão comigo até hoje. Não consigo agradecer á essas amigas o suficiente por terem sido minha base e por terem tornado minha estadia naquela escola tolerável, devo muito á elas. Agora: as meninas que resolveram virar minhas 'amigas' só depois que eu mudei o jeito que me vestia, não estão.
Sabe, eu acho que quando você assiste um filme da Disney e vê aquelas lições de moral escondidas pras crianças de 'seja você mesmo' e 'seus amigos te amarão não importa o que aconteça', não percebe o quanto aquilo tem fundamento até vivenciar.
Quando as pessoas descobrem que sua mãe tem câncer, todo mundo quer mostrar soliedariedade, todo mundo que falar 'conte comigo pra tudo', todo mundo quer parecer um puta amigo presente, mas aí é que tá: poucos conseguem.
É muito bacana se fazer de super amigo e fazer um discurso imenso sobre o quão forte você é e o quanto todos te admiram, e que a pessoa 'sempre vai estar ali a qualquer hora do dia'.
Mas na hora que você quer sair um pouco pra arejar a cabeça depois de descobrir que sua mãe tem metástase no pulmão e em alguns ossos,  você liga pro tal amigão e ele te fala que vai na balada, e que é o único dia que ele pode sair na semana, mesmo sabendo que você odeia balada.
Infelizmente eu me decepcionei com muitas pessoas, tive raiva de muitas pessoas, mas hoje eu vejo que 'ninguém dá o que não tem', segundo minha mãe.
Não dá pra esperar de uma pessoa, uma coisa que você tem certeza que faria por ela. Você se engana tanto em relação ás pessoas que você acha que são seus amigos, que quando uma coisa para a qual você realmente PRECISA deles acontece, você na maioria das vezes se decepciona, mesmo sabendo que todas as vezes que ele te ligou chorando, você escutou e animou ele.
Cheguei á conclusão de que a vida me trouxe amigos maravilhosos. Pessoas com as quais eu preservo 11 anos de amizade desde o Gracinha, até pessoas que eu conheço á menos de 2 anos e que ainda sim se mostram melhores amigos do que pessoas que conheço a 5. Pessoas que encontrei porque repeti de ano (que eu julgava ser a pior coisa do mundo porque teria que mudar de escola) e que acabaram sendo amigos de ouro. Ou até pessoas 'amigos de amigos' que nem são da mesma escola que você, que o tal do amigo que apresentou nem está mais aqui e quem permaneceu foi o que você conheceu.
O câncer tem suas facas de dois gumes e essa é uma delas. Se decepcionar com 'amigos' e ganhar irmãos e irmãs.
Na sua vida você não precisa de amigos que não sabem o que falar e ficam falando que 'vai ficar tudo bem', você precisa de amigos que te abracem e falem 'tudo tá mesmo uma merda, mas a gente vai superar juntos'.
Queria agradecer do fundo do meu coração á todos vocês, meus amigos queridos.
Agradecer por vocês terem me ensinado o significado de uma amizade, por vocês me respeitarem tanto quando quero ser deixada sozinha, por agirem tão rápido ao verem que eu não estou bem ou que algo aconteceu.
Obrigada pela paciência e palavras de força. Obrigada por além de me apoiarem, apoiarem também minha mãe. Sei que vocês rezam por ela e vou ser eternamente grata á essas orações.
É impossível pra mim agradecer o suficiente, vocês fazem por mim mais do que pensam, só de estarem perto de mim.

Eu amo vocês.

3 comentários:

  1. Assino embaixo de tudo o que voce disse e passo o negrito no seguinte trecho: "Na sua vida você não precisa de amigos que não sabem o que falar e ficam falando que 'vai ficar tudo bem', você precisa de amigos que te abracem e falem 'tudo tá mesmo uma merda, mas a gente vai superar juntos'." Eu relaciono bem como vc se sente porque da pra se sentir assim a respeito de diversos aspectos da vida. E tenho uma avó que acabou de iniciar quimioterapia, tomo suas dores. Muita força pra voce, Je!! E continue assim!

    ResponderExcluir
  2. "tudo tá mesmo uma merda, mas a gente vai superar juntas jessie.."

    te amo, da mesma forma que te amava quando vc usava calça moletom e ficava correndo comigo pela quadra que nem dois muleques

    ResponderExcluir
  3. Minha linda,sinto muitas saudades de vc. Mas a vida muda de repente né??? Nem me despedi de vc, me desculpe. Titia te ama mto até qdo vc me chama de Hellen, né???? Te amo. Bjs Titia Hellen

    ResponderExcluir