segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vou usar esse post para fazer uma divulgação. Durante o fim de semana, comprei uma televisão nova. Além da minha antiga televisão, há vários outros eletrônicos sem uso aqui em casa, entao resolvi procurar uma instituição para doar.
Acho doação uma coisa linda, por anos assisti minha mãe fazer doações para o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e para o ICRIM (Instituto de Apoio à Criança e ao Adolescente com Doenças Renais). As duas instituições são demais e ajudam as crianças de todas as maneiras possíveis, mas não queria doar para nenhum desses dois lugares porque sei que ambos possuem grandes patrocinadores, e sei que há casas que mesmo com muito pouco, tentam ajudar.
Continuei procurando até que me deparei com a Casa Maria Helena Paulina. Entrando no site, procurei um pouco sobre a história da casa.
Basicamente uma enfermeira que trabalhava no Hospital das Clínicas se aposentou e acabou descobrindo que estava com câncer de mama. Durante seu tratamento, Maria Helena se deparou com diversas famílias carentes de várias partes do Brasil que vinham fazer tratamento em São Paulo (já que aqui é uma cidade com mais recursos)  e tinham dificuldades em se hospedar na cidade por falta de condição financeira. Em uma de suas sessões de quimioterapia, uma menininha de 3 anos, Janaína, chamou sua atenção. Conforme Maria foi conversando com a mãe da pequena, descobriu que elas passavam o dia no tratamento e que á noite, dormiam em baixo de um viaduto.
Isso é EXTREMAMENTE perigoso por vários motivos: primeiro pelo fator da segurança, vamos combinar que São Paulo pode ter mais recursos mas também tem mais violência. Segundo, a imunidade de uma criança, ja é naturalmente menor do que a de um adulto. Terceiro, a imunidade de qualquer pessoa durante a quimioterapia fica MUITO baixa, podendo deixar UM ADULTO cansado de andar até a esquina. doente de ficar dentro de uma sala de cinema... Imaginem o que isso não faz com uma criança de 3 anos morando em baio de um viaduto sujo, cheio de poeira.
Chocada com a situação das duas, Maria Helena resolveu pesquisar casas de apoio á essas famílias. Na época só haviam DUAS casas que faziam esse trabalho e que muitas vezes não atendiam á todas as necessidades dessas pessoas por falta de recursos e suprimentos. A ex-enfermeira então, logo antes de falecer, pediu que sua própria casa fosse transformada em uma casa de apoio para essas famílias.

Eu particularmente fiquei muito sensibilizada com a história. É incrível uma família vir para cá, mesmo sem condição nenhuma de sequer ter aonde dormir para conseguir que seu filho, irmão ou mãe tenha a chance de lutar pela a vida durante o tratamento.
Posso dizer porque presencio isso todos os dias: o tratamento para um paciente com câncer é muito pesado, acho que é um direito do ser humano que tenha o mínimo de conforto e segurança para enfrentar uma coisa tão horrível como um câncer, seja criança, adulto ou idoso.
O tratamento por si só ja é muito cansativo tanto emocionalmente quanto fisicamente para os pacientes e suas famílias, acho que eles não devem ainda se preocupar com aonde vão dormir, é um DIREITO.

Enfim, achei demais a instituição, sem contar que o pessoal lá é super simpático e tem amor pela causa. Eles aceitam de tudo e até tem um esquema de vender algumas doações que não são tão urgentes e converter o dinheiro para a Casa.

Vale a pena ajudar!

http://www.casamariahelenapaulina.org.br/

Um comentário:

  1. cada um dá o que tem ... no seu caso as coisas transbordam....
    lindo post Jessica

    ResponderExcluir