segunda-feira, 26 de março de 2012

Você em Nós

Outro dia sentei para conversar com a minha mãe e perguntar como ela estava lidando com todo esse turbilhão de novidades e previsões. Ela usou uma frase que teve muito impacto pra mim. "Eu daria tudo para ver vocês crescerem, tudo. Queria estar com vocês para abraçar, beijar. Não sei se fui a melhor mãe..".
Atrás de várias lágrimas, vi uma mãe com medo. Vi o principal medo da minha mãe diante de toda essa doença: deixar eu e minha irmã.
Devo admitir que não foi nem um pouco fácil ouvir o que eu ouvi, e que precisei me controlar muito para não chorar, a ponto de prender tanto o choro que minha garganta começou a fechar.
Fiquei com esse post na minha cabeça ontem durante 4 horas. Rolei e rolei na cama, sentindo uma necessidade de escrever coisas aqui especialmente para minha mãe.
Queria falar que ela foi E É a melhor mãe que uma pessoa pode ter. Que a voz da minha consciência é a dela, que o rosto que eu vejo quando estou com medo, é o dela.
Queria falar que me lembro de todos, TODOS os eventos que minha mãe foi torcer por mim e me apoiar. Me lembro de apresentar "Aquarela do Brasil" no jardim 3 e de ver o rosto dela na multidão, sorrindo para mim.
Me lembro do Dia das Mães na minha escolinha, que eu fiquei tão empolgada para mostrar para todo mundo minha mãe, tão feliz dela ir lá e me ajudar á fazer o molde da minha mão de argila, que seria um presente para ela.
Ela foi á todos os meus jogos de handebol, futebol, basquete.
Ela que sempre me demonstrou a felicidade mais pura em me ver feliz, ver meu sucesso, sem pedir nada em troca.
Me ensinou á ser neurótica com assaltos, e apesar disso me irritar, sempre ouvia a voz dela "na dúvida não ultrapasse!".
Foi uma peça fundamental na minha infância invejável, deixou eu ser quem eu quisesse e sempre me defendeu.
Me deu um abraço quando eu precisava, uma palavra de carinho ou apenas um olhar. Pegou na minha mão quando precisava de amor mas também me deu bronca quando preciso.
A grande maioria das lembranças que eu tenho, de toda a minha vida, ela esta lá.
Nas fotos, ela é as pernas no cantinho, as mãos me ajudando a andar.
Ela é minha essência, minha alma.
Minha mãe em algumas situações, me disse que eu sou "de ouro". Em outras, ela diz "você e sua irmã são a melhor parte de mim". Exatamente. Só somos "de ouro" porque somos a melhor parte de VOCÊ.
Claro, alguns dos defeitos dela também viraram nossos, mas quando se minera ouro em uma peneira com todas aquelas outras pedras, algumas pequenininhas vão cair, mas sempre vão sobrar as pedras maiores lá junto com o ouro, que não passaram na peneira.
Então peço, mãe, toda vez que você ficar com medo de não estar aqui com a gente, só pare e nos olhe. Você, querendo ou não, sempre vai continuar aqui enquanto nós estivermos. Sempre vai ser a voz nas nossas cabeças, a mão nos segurando firme. Sempre. As pessoas nos olham e vêem você! Você lapidou a gente.
Toda vez que você se perguntar se 'foi uma boa mãe', novamente olhe para nós, olhe o que você fez, os valores ensinados, nossa educação. Olhe a quantidade de coisas que eu e a Sté lembramos, quantas memórias envolvem você, memórias desde tínhamos 4 anos, desde que conseguíamos pensar! Isso não é mera coincidência.
NUNCA teremos essa doença como referência do que você é, da sua imagem. Temos tantas lembranças e momentos lindos com você, que essa doença vira uma gota em um oceano.
O que diferencia você dos outros é que um dia, (assim como todos nós morreremos), de super-heroína, você vai virar um super-anjo.

eu te amo com toda a força e sinceridade que alguém pode ter.

2 comentários:

  1. Jessy você disse tudo.Que orgulho de filha!!!! Beijos Hellen

    ResponderExcluir
  2. Apaixonante declaração. Simples assim, direto do coração ! LINDO!! Bjos

    ResponderExcluir